quarta-feira, 15 de julho de 2009

Trabalhando com contos de fadas

Trabalhando com contos de fadas

Plano de aula

Tema: Caminho para a compreensão da ética e cidadania

Conteúdo: Contos de fadas

Série: 5º ano (4ª série) – Ensino Fundamental

Profª: Gildete dos Santos


Preparação para a leitura

Quais contos de fadas você conhece?
Dessas histórias, qual a sua preferida? Por quê?
Há, dentre elas, algumas de que você não gosta? Explique por quê.
As fadas representam o bem ou o mal?
Algum dia você já sonhou ser uma fada, um príncipe, uma princesa, uma bruxa ou conhecer alguns deles? Em que situação?
Que personagem dos conto de fadas você gostaria de ser? Por quê?
Você se lembra de algum conto de fadas? Quais?


Leitura: O Gato de Botas


Comentários sobre o texto

1 - Por que você acha que a história “ O Gato de Botas” pode ser considerada um conto de fadas? Vamos ler para descobrir?

2 - Você já havia lido ou escutado esta história? Esta versão apresenta algo diferente da que você conhecia? Conte a sua versão para os colegas.

3 - Você gostou dessa história?
a) Marque um “X” nos itens que traduzem o seu pensamento.
( ) Sim, gostei.
Motivos:
( ) A história é criativa
( ) Prendeu minha atenção até o final.
( ) Mostra uma pessoa pobre subindo na vida.
( ) Ensina a ser esperto.
( ) Tem uma linguagem fácil.
Outros: ______________________________________
( ) Não, não gostei.
Motivos:
( ) Não gosto de Contos de Fadas.
( ) A história é muito infantil.
( ) O Gato é desonesto.
( ) Ensina as pessoas a mentirem para conseguirem o que querem.
( ) Tem um final comum.
Outros: ___________________________
b) Resumindo os itens marcados na resposta anterior com outros motivos seus, teremos a sua opinião muito bem justificada (e isto é importante, na vida!) Redija-a com todo capricho, no caderno,, formando um texto claro e coerente.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Estudo do texto
Conto é um tipo de narrativa.
Caracteriza-se por ser uma história não muito longa, que possui unidade dramática. Sendo assim, a ação da história se concentra em um único ponto de interesse, um conflito maior, vivido pelas personagens.
Há contos de mistérios, de encantamento, de terror, humor, em fim, uma série imensa de tipos.
Vamos estudar “O Gato de Botas' , que podemos incluir entre Contos de Fadas (ou de encantamento, ou da Carochinha):
a) Quem participa como personagem principal (protagonista) da história?
b) Há personagens secundárias? Quais são?
c) Onde se passa a história?
d) Em que época “acontece “ a história?
e) Quem conta (narrador) é personagem ou alguém de fora (narrador onisciente)? Justifique.
5 – Analisar é dividir em partes, para entender melhor o todo. Vamos verificar as partes que formam esta história, para compreendê-la mais profundamente.
Observe o esquema, e complete:
a) Situação inicial:
_______________________________________________________________________
b) conflito (problema) central:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
elemento mágico: __________________________________________________________________
Tentativa (s) de solucionar o conflito ( o Gato vai em busca de soluções para seu “amo”)::
1º – Caça aves e manda-as de presente ao rei.
2º - ______________________________________________________
3º - ______________________________________________________
4º - ______________________________________________________
e) Desfecho (solução do conflito):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Leitura crítica
Quando dizemos “Contos de Fadas”, logo imaginamos reis. Rainhas, príncipes, princesas, carruagens, fadas, magos, bruxas, anões, beleza, castelos, felicidade. Porém, não podemos nos deixar cegar por essa fantasia: há outros elementos, às vezes muito disfarçados, onde nem tudo é tão “azul”...
Nos Contos de Fadas, a cobiça, a crueldade, a inveja, e outras “paixões humanas” também aparecem.
a) Em relação a isso, o que há em “O Gato de Botas”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Alguém poderia dizer: “Tudo isso é aceitável. A personagem agiu em nome de uma causa justa”!
Você concorda com a idéia de que não importa o que façamos, desde que sirva para atingirmos nossos ideais. “Os fins justificam os meios” como disse o filósofo Maquiavel?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao final de muitas histórias, o autor escreve uma moral, que expressa um ensinamento, uma mensagem, a partir do que ocorreu no conto.
Como leitores críticos, porém, não podemos apenas ler e aceitá-la, como verdade absoluta. É necessário compreendê-la, analisá-la, antes de tomá-la como lição para nossa vida.
Vamos, pois, a essa tarefa. Analisaremos a 1ª e a 2ª “moral da história” do Gato de Botas, adaptadas por Ruth Rocha, no livro Contos de Perrault, Ed. José Olímpio, Rio de Janeiro, 1 988.
1ª Moral da história:
Receber bens como herança
Dá calma e dá segurança
É muito gostoso herdar...
Será isto verdade? Uma herança não poderia trazer problemas? Será que sempre é gostoso? Quando é? Quando não é?
Mas quem não possui dinheiro
Tem que ser muito matreiro
Que o feito mesmo é ganhar!
Só sendo esperto, malandro, consegue-se ganhar dinheiro? E o trabalho, as conquistas por esforços, não levariam a nada? Ganhar dinheiro é o principal objetivo da vida?
Você pode, após esse questionamento, afirmar com mais segurança:
(A) Esta moral é correta, porque ...
(B) Não concordo com esta moral, pois ...


Mais leitura

A roupa nova do rei (Hans Christian Anderson O livro das virtudes, antologia de Willian J. BENNETT. Editora Nova Fronteira)


Análise do texto

1 – Como inicia esta história?
2 – O início do texto indica com precisão o momento em que a história aconteceu?
3 – Em que lugar do passado essa história aconteceu?
4 – Que personagem é representada no início da história?
5 - “A roupa nova do rei” é um conto. Que características do texto permitem afirmar isso?
6 – Releia o primeiro parágrafo do texto.
a) A maneira pela qual o narrador descreve os gostos e as atitudes do rei sugere que a personagem é:
( ) dedicada aos interesses do povo.
( ) responsável e culta.
( ) extremamente vaidosa e voltada aos seus próprios interesses.
( ) um louco.
7 – Em que momento o narrador inicia o conflito? Explique.
8 – Que argumentos os trapaceiros usaram para iludir o rei?
9 – Como o rei premiou os impostores?
10 – Para não serem considerados incompetentes ou burros, todos elogiavam a “ roupa nova do rei”. Por que as pessoas têm tanto medo de ser consideradas assim?
11 – Qual foi o momento que marcou o climax deste conto?
12 – Qual o tipo do desfecho deste conto?
13 – Indique nesta história:
a) a personagem principal.
b) os vilões.
c) três personagens secundárias.
14 – Qual personagem da história que representa:
a) o poder?
b) a desonestidade?
c) a submissão?
d) a verdade?
15 – Como o narrador se apresenta neste conto?
16 – O que o autor pretende nos mostrar através deste conto?


Produção de texto

1 – Faça de conta que você foi escolhido (a) para modificar o final de um conto de fadas. Escreva:
a) Qual história mudaria?
b) Como seria esse novo final?
2 – Você vai criar um conto de fadas onde personagens de diversas histórias estarão misturadas.
Lembre-se destes elementos:
onde se passa a história;
em que época “acontece” a história;
personagens;
conflito (problema) central;
clímax ( momento de maior tensão;
desfecho.(solução, boa ou má, do conflito).

Nenhum comentário: