sábado, 18 de julho de 2009

O menino que colecionava unhas


Era uma vez um menino que colecionava unhas de pessoas de todas as idades. Ele vivia pela casa procurando unhas do pai, da mãe, da avó e até do irmãozinho mais novo.
A toda hora o menino perguntava:
- Você vai cortar as suas unhas?
Foi então que ele resolveu aumentar a sua coleção. Começou a pedir para os vizinhos, amigos, conhecidos e desconhecidos.
Apesar da sua determinação Almeida não conseguiu mais nenhuma unha para a sua coleção.
Mas o garoto não desanimou. Continuou sua busca. Nessa luta, por muito tempo, ele ouviu muitas respostas não. Veja algumas situações:
Na padaria:
- Rebeca, eu estou pedindo unhas para aumentar minha coleção. Você me dá as suas?
- Jamais...
Na sorveteria:
- Marcelo, você me dá suas unhas para eu colocar na minha coleção?
- Minhas unhas pra você? Não. Poderei doá-las, mas se for para garotas.
Na quitanda:
- Senhora, quando seu filho nascer você me dá as unhas dele?
- Sai daqui moleque abusado! É só o que faltava...
Mas um dia o menino colecionador teve uma sorte danada. Através do MSN conheceu Antônio, um menino que também colecionava unhas, mas estava querendo se desfazer da sua coleção. O motivo: mudança para outro país e, não podia aumentar a bagagem, pois a viagem de avião ficaria muito cara. Ao saber disso, sem perder tempo Almeida perguntou:
- Antônio, você vende ou dá a sua coleção de unhas?
Antônio respondeu:
- Eu darei minha coleção de unhas para um colecionador que seja cuidadoso e capaz de colocá - la no livro dos recordes.
- Essa pessoa sou eu. Prometo que você será o primeiro convidado para a cerimônia da entrada dela no livro dos guinness e seu nome estará escrito junto ao meu.
- Então ela é sua.
No dia combinado Almeida foi buscar a coleção doada pelo novo amigo.
De volta, o pequeno colecionador entrou em casa pulando de alegria. Mostrou o presente para o pai, à mãe, os irmãos e à avó. E todo feliz, reorganizou e aumentou sua coleção. Ficou uma beleza o conjunto de milhares de unhas redondas, quadradas, curtas, compridas, com e sem esmalte.
E nessa obra inusitada está escrito o nome de dois autores: Almeida Vasconcello e Antônio Telles.
Quanto a entrada no livro dos recordes, uma equipe especializada no assunto já analisou a obra e disse que não se tem notícia que exista outra igual. Será a primeira nessa categoria a entrar no grande livro guinness mundial.

Autora: Eloise de França Gonçalves – 4ª série – EMEF. "Armelinda Espúrio da Silva" - Profª Gildete - 2007

Nenhum comentário: